
Porque os cavaleiros de Athena sempre podem!
Antes de começar a ler, assista isto!
Pronto, agora que você já entrou no clima, vamos falar de nostalgia pura: OS CAVALEIROS DO ZODIACO!
Vamos a alguns fatos rápidos importantes:
- Se você ainda não assistiu o anime original, sinto muito, esta adaptação não é para você! Jogar CdZ é saudosismo, não tem como! Vai lá assistir a série, quem sabe eu te perdoe por este pecado. ☺
- Saint Seiya Ômega não é continuação de CdZ. Esta será a única vez que mencionarei aquela aberração.
- O fato 2 também se aplica ao último filme CG com o título: “Cavaleiros do Zodíaco: Lenda do Santuário” e outras adaptações, vocês sabem quais.

Cenário
Athena reune seus cavaleiros de épocas em épocas para socar todo o mal da terra no maior esquema massaveio, porque ninguém sabe conversar pacificamente. Os cavaleiros são crianças que sofreram abusos na infança, tem algum tipo de trauma e acreditam realmente que estão salvando o mundo quando eles estão sempre salvando a Saori — que mesmo sendo uma deusa ela é presa facilmente em todas situações!
Tudo o que eu falei é a mais pura verdade nos Cavaleiros do Zodiaco! Por isto, as aventuras sempre seguem a mesma receita:
- É revelado um novo inimigo.
- Athena é raptada ou acontece algo com ela (Damsel in distress).
- Os cavaleiros descobrem o que eles precisam fazer para salvar Athena.
- Eles passam por lutas que beiram a morte o tempo todo, embora nunca morram.
- Enfrentam o inimigo final convocando poderes maiores, sejam armaduras de ouro, armaduras divinas, armas sagradas, gemas do poder, etc.
- O mundo é salvo (no caso apenas a Athena) e todo mundo termina feliz (no caso, apenas eles).
Isto não significa que o negócio é chato, pelo contrário, é foda! A receita é a mesma o tempo todo, fato, mas nem por isso deixa de ser legal. O grande centro da aventura é contar histórias e mostrar como o passado e as convicções na paz e no amor podem salvar o mundo.
Sim, eu não expliquei a mitologia e nem nada disto porque é obrigação sua saber! Lembre-se do Fato 1. Eu até poderia fazer isto, mas iria me custar umas 500 páginas para explicar com todo detalhe que este material merece.

Aspectos
Todos os jogadores possuem 5 aspectos iniciais:
- Conceito principal (que diz sua constelação protetora),
- Complicação (algo que ocorreu no seu passado ou algum tipo de mutilação que você sofreu),
- relacionado a divindade protetora,
- relacionado com seu mestre,
- livre (sugestão é relacionar com algum jogador ou personagem amigo do passado).
Para invocar um aspecto, o jogador precisa pagar o ponto de destino e NARRAR (isso, você leu muito bem, NARRAR) um acontecimento do passado para que a invocação do aspecto tenha efeito.
Exemplo: Meu treinamento com a Marin me ensinou que uma espada fora da bainha é uma espada morta, por isso vou esperar ele atacar e vou contra-atacar com todas as minhas forças!
Além de rolar novamente um resultado, receber +2 e adicionar elementos na cena, invocar um aspecto pode recuperar o Stress recebido no combate. Para todos estes casos, será necessário gastar um ponto de destino.
Para deixar o jogo mais simples e icônico, todos os jogadores podem gratuitamente invocar os seguintes aspectos:
- O mesmo ataque realizado uma segunda vez nunca surte efeito. Você pode invocar este aspecto sempre que seu adversário atacar usando a mesma abordagem consecutivamente. Por isso, é importante alternar as abordagens enquanto você luta!
- Sou um cavaleiro honrado. Isto significa que os cavaleiros honrarão seus oponentes, não utilizarão armas e não lutarão 2×1. Caso eles não honrem, a armadura pode recusar eles, como aconteceu com o Máscara da Morte.
- Agora meu cosmo irá queimar até o 7º sentido! Sim, o 7º sentido é uma invocação gratuita desde que seu personagem esteja sofrendo riscos de morte.
- Invocação de armadura FODA. Quando o combate atingir o clímax, ou sua armadura for completamente destruída, você pode invocar uma armadura FODA e receber +2 em todos seus testes até o final do combate.

Abordagens e Pontos de Destino
Seguem o padrão de abordagens do Fate Acelerado, juntamente como as mesmas abordagens padrão.
Os jogadores começam com 3 pontos de destino.
Façanhas
Os jogadores iniciam o jogo com 3 façanhas.
Em geral, as façanhas possuem o nome dos golpes e precisam ser GRITADAS para serem invocadas. Isto mesmo queridos jogadores, querem seu +2? Então GRITE POR ELE!
Para criar uma façanha, escolha uma abordagem e um movimento(atacar/defender/criar vantagem/superar): apenas esta combinação possui +2.
Exemplos:
Meteóro de Pegasus concede +2 para atacar Chamativamente.
Façanhas também podem ser uma exceção às regras.
Exemplos:
Outra dimensão: cria uma arena Inteligentemente, onde o cavaleiro de Gêmeos não pode ser atacado até que os jogadores passem por um teste de inteligência.
Toda vez que Shiryu estiver sem armadura, ele recebe +2 para se defender.

Stress, recuperação e consequências
Todos os jogadores possuem 3 pontos de Stress e 3 consequências, exatamente como no Fate Acelerado. A grande diferença é que consequências leves são recuperadas com um tempo de 1 ou 2 horas, moderadas são recuperadas após dias descanso e as graves são permanentes ou exigem algum feito muito especial para serem canceladas. Em ocasiões especiais, o narrador pode recuperar uma consequencia, vejo isto na seção Narrando o jogo.
Você deve NARRAR a dor e agonia após receber uma consequência. Este é um momento interessante para contar motivações do passado e se reerguer. ☺
Armaduras
As armaduras adicionam 3 caixas de consequências. O dano sofrido pela armadura é permanente e precisa do Mu para ser consertada.
Caso a armadura receba 3 caixas de consequência, ela morre e precisa de sangue para ser revivida. Ao doar sangue, um jogador recebe automaticamente uma consequência moderada (Debilitado com pouco sangue) e só será restaurada após vários dias de descanso.
Além disto, todas as armaduras possuem gratuitamente uma façanha própria. Armaduras de prata ou ouro podem possuir até mais façanhas e mais caixas de consequência.
Exemplos:
O escudo do Dragão, concede caixa adicional de consequencia na armadura
Ressurgir das cinzas faz com que a armadura de Fenix seja imortal
Correntes de Andrômeda localizam o inimigo, não importa onde ele esteja
Armas de Libra não apenas são armas poderosas (+2 para atacar) como também são as únicas armas permitidas por Athena entre os cavaleiros.

Combando
Combates em CdZ tendem a acabar com super golpes! Logo, combos são essenciais. O que é recomendável fazer:
- Apanhar o suficiente para poder invocar sétimo sentido
- Evitar de usar o bonus mais alto para usar ele no ataque mais foda.
- Criar vantagens para serem invocadas durante o super ataque
- Invocar o máximo de aspectos que você conseguir de uma vez só.
- NARRAR A CENA DA FORMA MAIS LEGAL QUE VOCÊ CONSEGUIR!

Narrando em CdZ
As aventuras são Clichê e repetitivas, isto é um fato: aprenda a viver com isto! Você até pode fazer diferente, mas isto descaracterizará a forma de como o jogo deve ser vivenciado: lutas emocionantes e narrações dramáticas!
Ao invés de variações na narração, impressione nos personagens inimigos, na arte, no nome dos poderes deles, no passado dos inimigos (SIM, os inimigos também contam os passados deles no combate), nos quebra-cabeças (juntar safiras de odin? destruir 7 pilares? cruzar doze casas? )
Athena
Além de causar todos os problemas possíveis e imagináveis, Athena também pode curar os cavaleiros e inspirá-los em combate. Caso o narrador ache necessário, ele utilizar Athena como um elemento narrativo dentro da campanha. Lembre-se que algo muito dramático deve ter acontecido para que ela venha a intervir.
Sobre os inimigos
- SÃO SEMPRE MAIS FORTES! Faça a ficha deles com base nisto.
- Não vão utilizar todas as consequências da armadura e de vida: eles podem simplesmente conceder a vitória. (As lutas podem se tornar muito lentas)
- Estão enfeitiçados e basta que uma derrota seja suficiente.
- Devem contar um pouco seu passado e motivação para estarem servindo a divindade atual.
- Não necessariamente terão aspectos para invocar (além dos gratuitos)
Fichas de Personagens de Bronze
Segue neste link o pdf das fichas para imprimir: http://www.mediafire.com/view/v738kkc23vc6ze8/Ficha_FAE_CDZ_Print_PB.pdf
Essa adaptação é muito boa lembro que eu já narrei ela em um evento e a galera adorou
Salve Dan,
Cara, que legal poder ler isto. Muito obrigado pelo seu comentário. De verdade!